FRETE GRÁTIS NAS COMPRAS ACIMA DE R$199,00

Blog Flor e Ser do Brasil

GRANDES ALQUIMISTAS: HERMES TRISMEGISTUS

Hermes Trismegisto ou Hermes Trismegistus, do latim Hermes, o três vezes grande, foi um legislador egípcio, pastor e filósofo, que viveu na região de Ninus, no Egito por volta de 1.330 a.C.  É conhecido também por outros nomes, como Toth em grego e Tehuti ou Dyehuty em egípcio.

Hermes é o deus mensageiro dos deuses, o responsável por levar a palavra dos deuses até os mortais; É o deus da eloquência. Defensor da magia, da escrita, das profecias, da música, do tarot, do conhecimento, das ciências, das medidas, da matemática, da fala, dos oráculos, do julgamento, dos desenhos, da arquitetura, da gramática, da teologia, dos hinos, do aprendizado, dos livros, dos registros Akashicos (um conjunto de conhecimentos armazenados misticamente no éter, que abrange tudo o que ocorre, ocorreu e ocorrerá no Universo.), da paz e das orações.

Teve sua contribuição registrada através de trinta e seis livros – que acabaram se perdendo ao longo dos séculos – sobre teologia e filosofia, além de seis sobre medicina. Estima-se que Hermes Trismegistus serviu de inspiração para diversos pensadores da Antiguidade que o sucederam, como Sócrates, Platão e Aristóteles.

Hermes é mencionado principalmente na literatura ocultista, como o sábio egípcio que criou a Alquimia e a Astrologia. Foi uma das chaves para entender como o Universo funciona.

Seus conhecimentos encontrariam particular força na Idade Média, quando os Alquimistas estudavam os princípios Herméticos sob o pretexto de transformar “chumbo em ouro”. Na realidade, seu verdadeiro objetivo, era estudar o processo de transformação do Ser, objetivando fazer com que a essência humana fosse imune à desintegração.

Além disso, desenvolveu um conjunto de crenças metafísicas, que hoje é conhecido como Hermetismo.

Seus escritos mais destacados são:

Corpus Hermeticum, que trata de temas como a Natureza Divina, o surgimento do cosmos, a caída do homem do paraíso, além de noções de verdade, bem e beleza e Tábua Esmeraldina” (ou Tábua de Esmeralda), considerada pelos alquimistas um livro fundamental da Alquimia.

“É verdadeiro, completo, claro e certo. O que está em baixo é como o que está em cima e o que está em cima é como ao que está em baixo, para realizar os milagres de uma única coisa.

Ao mesmo tempo, as coisas foram e vieram do um, desse modo as coisas nasceram dessa coisa única por adoção.

O Sol é o pai, a lua é a mãe, o vento o embalou em seu ventre, a Terra é sua ama; o Telesma do mundo está aqui.

Seu poder não tem limites na Terra.

Separarás a Terra do Fogo, o sutil do espesso, docemente com grande indústria.

Sobe da Terra para o céu e desce novamente à Terra e recolhe a força das coisas superiores e inferiores. Deste modo obterás a glória do mundo e as trevas se afastarão.

É a força de toda força, pois vencerá a coisa sutil e penetrará na coisa espessa.

Assim o mundo foi criado.

Esta é a fonte das admiráveis adaptações aqui indicadas. Por esta razão fui chamado de Hermes Trismegistos, pois possuo as três partes da filosofia universal.

O que eu disse da obra solar é completo.”

-Texto extraído da Tábua de Esmeralda.

Há quem diga que os diversos escritos perdidos, permanecem no Egito, escondidos em uma espécie de “biblioteca secreta”.

Gostou do conteúdo? Compartilhe.

VEJA TAMBÉM

PRODUTOS

Trocar a senha

Insira o e-mail cadastrado para receber instruções para nova senha.

Forgot Password

Cadastrar


Forgot Password

Cadastrar


Forgot Password

Cadastrar


Seus dados pessoais serão respeitados de acordo com a nossa Política de Privacidade.

Abrir chat
1
FLOR E SER DO BRASIL
Olá, precisa de ajuda ou tirar alguma dúvida?
Clique no botão abaixo. Nosso time de especialistas está pronto para te atender!